Telefone de Latinha
São duas latas unidas por um barbante permitem a comunicação à distância, transmitindo as ondas da voz pela vibração do barbante, fazendo assim um "telefonezinho".
Grandezas:
- Dimensão da abertura da latinha
- Densidade linear
- Comprimento
Massa da cordinha
- 1 Tesoura
- 2 Pregos pequenos
- 1 Martelo
- 2 latas
- 10m de Barbante molhado e nylon
- 1 Fita Isolante para bordas.
Pegue o barbante e corte 10 metros, faça um furo no centro do copo e passe o barbante nas extremidade de cada copo, dando um nó para não soltar-se,
Quem inventou o telefone?
Alexander Graham.
Nascido em Edimburgo, na Escócia, sua família tinha tradição na correção da fala e de deficiência auditiva. Alexander Graham passou por três faculdades durante sua formação acadêmica, uma em Edimburgo, outra em Londres e na Alemanha onde formou-se em medicina. Como seu pai, Alexander Melville Bell, era instrutor e professor de pessoa surdas, o mesmo sempre possui influencia nesse tema. Em 1872, abriu uma escola para pessoas com surdez e ternou-se professor na Universidade de Boston, onde passou a estudar modos de como a eletricidade consegue emitir som. Descobriu que tal fato era verídico, pois através de dois pedaços de madeira e aço conseguiu construir um aparelho que se tornaria o atual telefone.
Antonio Meucci.
Nasceu em São Frediano, na Itália, e formou-se em engenharia industrial e mecânica. Era fascinado por projetos científicos, e em uma de suas experiencias que consistiu em choques elétricos para tratar doenças. E através disso descobriu que poderia aprofundar suas pesquisa com eletricidade criando um projeto que usava a eletricidade para transmitir sons e em 1855 criou a primeira instalação telefônica, para ajudar sua esposa que ficou paralisada. Seu experimento o levou a extrema pobreza já que não conseguia patentear o mesmo, e durante uma viagem para Nova Iorque sofreu um acidente que o deixou com severas queimaduras, que teve como consequência a venda de seu projeto através de sua esposa. E em 1876, Alexander Graham comprou o protótipo de seu projeto, tomando-o como seu.
Por que o som propaga-se no barbante?
O som precisa de uma matéria para se propagar, por isso não se propaga som no vácuo, e os astronautas precisam de rádios para se comunicar.
Na verdade o som é nada mais, nada menos do que a vibração molecular de uma matéria.
Quando falamos nesse telefone nossas cordas vocais vibram, fazendo vibrar o ar, que vibra a lata, que por sua vez vibra o barbante, que faz vibrar a outra lata, que vibra o ar, que vibra o tímpano do ouvido e nos faz escutar.
Tenta segurar o barbante durante o processo pra ver se o som de propaga até a outra lata.
Na verdade o som é nada mais, nada menos do que a vibração molecular de uma matéria.
Quando falamos nesse telefone nossas cordas vocais vibram, fazendo vibrar o ar, que vibra a lata, que por sua vez vibra o barbante, que faz vibrar a outra lata, que vibra o ar, que vibra o tímpano do ouvido e nos faz escutar.
Tenta segurar o barbante durante o processo pra ver se o som de propaga até a outra lata.
Ondas sonoras
As Ondas Sonoras são Ondas Longitudinais que consistem numa série de Compressões, seguidas de Rarefacções, e que se propagam através de Meios como o ar, a água ou os sólidos. As Ondas Sonoras propagam-se muito melhor, e mais rapidamente, nos materiais sólidos do que no ar.
Quando alguém fala ou emite um som, o ar ondula ou vibra. Os nossos ouvidos captam as vibrações de som, ou ondas de som, e enviam-nas para o nosso cérebro. Só então ouvimos o som.
Quando se aplica tensão ao fio e falamos para uma das latas do telefone, o som vibra pelo fio esticado até à outra lata. A pessoa do outro lado do telefone ouve a mensagem após os seus ouvidos captarem as vibrações de som e as enviarem para o cérebro para serem processadas.
As características físicas do Som são: Frequência, Comprimento de Onda, Amplitude e Velocidade.
Frequência e Comprimento de Onda: A Frequência f representa o número de ondas que passa por um ponto num segundo, medidas em Hertz. O Comprimento de Onda λ é a distância entre dois picos de onda sucessivos. A Frequência e o Comprimento de Onda relacionam-se à Velocidade do Som v pela equação:
λ x f = v
A Amplitude é a diferença entre as pressões máxima e mínima no interior das ondas.
A Velocidade depende do meio, sua temperatura e pressão. Em ar seco, a 20ºC, a Velocidade do Som é, aproximadamente, 343 m/s. A Velocidade é superior em materiais mais densos ou sólidos, tal como a água, aço ou um fio em tensão.
ACÚSTICA: é o estudo das ondas sonoras.
Os conceitos de acústica que ocorre no Telefone de Latinha são:
* Intensidade
A intensidade permite-nos apontar um som forte de um som fraco, dependendo da intensidade da vibração, quando for maior a intensidade mais forte é o som e vice versa.
Existem duas maneiras de intensidade:
Intensidade Física ou Energética - Chamada de limiar de audibilidade, é a intensidade das ondas acústicas.
Intensidade Fisiológica ou Nível Sonoro – Grandeza física capaz de calcular a intensidade do som. A grandeza é medida em Bel cujo submúltiplo é o decibel.
*A altura é considerada a qualidade que faz com que o ouvido possa distinguir um som baixo (grave) de um som alto (agudo).
Som baixo (grave) - baixa freqüência.
Som alto (agudo) - alta freqüência.
*Timbre
O timbre é considerado a qualidade que faz com que o som seja distinguido na mesma intensidade e na mesma altura, mesmo sendo emitidos por fontes diferentes.
Os sons harmônicos, ou seja, as freqüências múltiplas são os responsáveis pelo timbre, pois eles acompanham cada som, por exemplo, se um violino ou um piano emitir a mesma nota musical com intensidades iguais poderá distinguir os dois sons, porém cada um apresentará o seu timbre.
Este fato ocorre pelo fato dos harmônicos acompanharem o som de cada instrumento variando assim em intensidade e quantidade.
Isso da para cada instrumento uma forma de onda diferente. Portanto podemos dizer que o timbre de um som está relacionado à respectiva forma de onda.
O som fundamental , quando se percebe a presença de sons tocados numa mesma altura, porém por instrumentos diferentes
Fontes:
http://omundofisica.blogspot.com.br/2012/10/telefone-de-latinha.html
http://laboratoriosustentavel.blogspot.com.br/2014/11/telefone-de-latinha.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Telefone_de_lata
http://brasilescola.uol.com.br/fisica/ondas-sonoras.htm
http://macao.communications.museum/por/Exhibition/firstfloor/moreinfo/1_1_7_TinCanTelephones.html
http://www.infoescola.com/fisica/acustica/
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/ondas.html
http://www.grupoescolar.com/pesquisa/ondas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário